Este processo envolve basicamente três etapas: Planejamento, Familiarização e Implantação. Em cada uma delas, o empreendedor encontra “tarefas” que precisam ser observadas com atenção e aplicadas para que a automação ocorra sem problemas.
- Planejamento
Escolher o tipo de equipamento e o fornecedor são itens importantes. Deve-se levar em consideração a experiência, suporte técnico e treinamento oferecido pelo fornecedor. Primeiro defina as áreas que serão automatizadas, visando suas necessidades. Em seguida, escolha o equipamento adequado. Existe no mercado desde controles em computadores até microterminais compactos, que trabalham em Rede ou não. Tais equipamentos variam conforme a necessidade do estabelecimento, também como qualidade e preço.
- Familiarização
A adaptação da equipe ao novo processo exige um investimento em treinamento, que varia conforme o software, o equipamento, e até mesmo os funcionários. Porém, tal investimento é, no entanto, compensado pelos benefícios gerados pela automação, que vão desde o controle do caixa até a oferta de condições especiais a partir do conhecimento preciso do perfil dos clientes.
- Implantação
O processo de implantação do sistema começa assim que todos os funcionários estiverem treinados e confiantes no sistema. É um processo simples, porém, que exige dedicação e atenção dos funcionários durante essa fase, que ocorre no dia a dia, na utilização do novo processo.
A participação dos funcionários é fundamental para um bom resultado.